dicas
Quando uma garota começa a crescer, por volta de seus 11 ou 12 anos é natural que ela também comece a se interessar pelo ‘mundo feminino’. Nesta fase as meninas começam a se interessar por maquiagem, por fazer as unhas, cuidar-se mais, manter o cabelo mais bem tratado, e também demonstram um maior interesse pela moda e por bijuterias. É o despertar para uma nova fase, em que será uma fase de muitas descobertas e que você mãe poderá colaborar muito. Vou deixar aqui um site que dá boas dicas de beleza para as adolescentes, são dicas de cabelos, cuidados com a pele, depilação e muito mais.
Confira baixo:
Ache o meio-termo entre seus objetivos e aquela preguicinha.
Você faz mil planos para estudar e melhorar as notas, para perder aqueles quilinhos indesejados, enfim: mudar tudo que nao está legal. Na cabeça, tudo é facil, né? Mas, na hora de fazer as coisas acontecerem, fica claro que nao há força de quê conta da sua vontade de fazer justamente o contrario: bater papo no MSN em vez de estudar, comer um doce enorme e deixar a dieta de lado. Aí, seus planos vão ficnado em... segundo plano! Mas vc pode juntar a força com a vontade para melhorar o que quiser. Se ligue.
Use o jeitinho (e não a força)
Uma das formas mais eficazes para driblar o desejo é fazer um acordo entre ele e o que vc precisa fazer. Em vez de desligar o micro na véspera da prova, por exemplo, estabeleça um tempo de MSN antes de começar a estudar. Essa convivência entre o que quer e o que tem que fazer faz com que as mudanças sejam graduais. Assim, fica mais facil para vc conhecer seus limites e te dá tempo de aprender a lidar com a frustação da sua vontade - sem correr o risco de viver sonhando com ela. Proibir tudo de vez só ia aumentar o desejo, certo?
Reconheço a força do desejo
A briga vontade x desejo é uma batalha perdida. É simples: a vontade é limitada e o desejo (ficar no MSN na hora de estudar, ver TV em vez de ir para a academia...) é limitado, infinito. Por isso, se vc simplesmente tentar ignorá-lo, pode até funcionar por um tempo - mas o risco maior é que o desejo volte, provavelmente, ainda mais poderoso. Então, o melhor a fazer é conhecê-lo e reconhecê-lo. Esse é o primeiro passo para aprender a lidar com ele
Avalie seus objetivos
Já parou para pénsar se seu objetivo é mesmo possivel? Às vezes, a gente desiste no meio do caminho não pq ñ tem força de vontade, mas pq fixou uma meta impossivel!Aí, todo seu sacrificio acaba virando uma grande frustação e sua autoestima vai lá embaixo. Então, se tem um objetivo que vive tentando alcançar sem sucesso, reavalie. Isso só é legal se te faz crescer e te ajuda a gostar mais de si mesma.
O lado bom em ser adolecente:
Você, como a maioria das meninas, vive com pressa de chegar logo aos 18 anos? Então, esta mensagem é pra você. Nada de torcer o nariz, vai! Se pensar bem, verá que a adolescencia tem, sim, uns lances que vão marcar a sua vida para sempre, e de um jeito bem especial.Quer alguns exemplos? Em primeiro lugar, é nessa fase da vida que vivemos as nossas maiores pixões, aquelas capazes de nos tirar de órbita, totalmente, de nos fazer esquecer de tudo, absolutamente tudo, só por causa do ser amado. Os amigos, claro, tambem são um motivo e tanto para curtir esse periodo entre a infancia e a vida adulta. Quando pequenos, não sabemos ainda valorizar a turma.E, mais velhos, em geral, não temos tanto tempo para nos dedicar a ela. Além disso, os jovens têm facilidade em fazer novos amigos, são espontaneos e sinceros nos seus relacionamentos. E tem mais: adolescentes aprendem muito rapido o que quer que seja. Isso tudo, óbvio, abre um mundo de possibilidades. Afinal, vc pode virar expert no que quiser. E em pouco tempo. A adolescencia é, ainda, uma época de grandes descobertas: novos filmes, livros, bandas, músicas... Algumas referencias serao levadas pela vida toda, de tanto que vc vai curtir. Outras, ficarão esquecidas num canto da estante, assim que a moda passar. Pra ajudar, a maioria das meninas não tem, antes dos 20 e poucos anos, aquele monte de preocupações e responsabilidades de uma mulher, tipo: e se a grana nao der pra todas as contas do fim do mês? O que vamos ter para o almoço? E como vai ficar meu emprego com a crise? Entre outras chateações típicas.
Ainda ñ tá convencida de que ser adolescente é tudo de bom? Já parou pra pensar que é na juventude que vc vai escolher seus idolos, sua profissão, seus namorados? - o que é muito divertido no fim das contas. Na vida adulta, na maior parte do tempo, não estamos mais decidindo, mais sofrendo as consequencias das escolhas já feitas.... o que é barra ! Ser adolescente é, ainda, contestar regras, algo que até pode trazer sofrimento. Por outro lado, com a sua rebeldia caracteristica, são os jovens que sacodem o mundo. Os pais, nessa fase, ainda nos tratam como crianças, pelo menos de vez em quando. O que tem o lado bom, de sermos paparicados e de nos sentirmos protegidas. Depois que crescemos, eles normalmente continuam desempenhando esse papel. Só que, daí, temos mais vergonha de pedir colo. Não quero dizer, com tudo isso, que a vida adulta será uma chatice só. Assim como a adolescencia, ela oferece boas experiencias e outras nao tao bacanas assim. O grande barato é que, a cada fase, as emoções são diferentes, assim como as descobertas e as lições que aprendemos.Por isso, o melhor é não perder nada, tentar sempre encontrar algo positivo nas coisas como elas são.Assim, em vez de reclamar e de achar tudo um tédio, seremos capazes de nos divertir bem mais.
Por hora, tudo o que tenho a dizer é: Feliz Adolescência pra Você!